CLUBE DE FUTEBOL UNIÃO DA MADEIRA

MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA

1 de Novembro de 1913. A data assinala na História a fundação do centenário Clube União da Madeira, um feito atribuído a um grupo de desportistas liderado por César da Silva e onde figuravam também nomes como João Fernandes Rosa, Alexandre Vasconcelos, José Anastácio do Nascimento e José Fernandes.

Nascido na Zona Velha – o coração da capital madeirense – sob a designação de União Futebol Clube e posteriormente Clube de Futebol União da Madeira, a coletividade azul e amarela assumiu-se, desde a primeira hora, como um dos mais importantes clubes de futebol da ilha da Madeira.

Não obstante ter passado, ao longo da sua história, por períodos desportivamente menos felizes, o União da Madeira conquistou, em tempos, o estatuto de segundo maior clube da ilha, contando com 6 presenças na 1ª Divisão Nacional, a última das quais na época 2015/2016.

Por detrás deste grandioso Clube, estão não só as cores da Madeira como uma vontade intrínseca de representar e levar mais longe os valores e símbolos da cultura regional. O União da Madeira foi, desde sempre, um Clube próximo da sua comunidade. Chegou mesmo a ser condecorado com Medalha de Bons Serviços Desportivos, Medalha de Prata do Instituto de Socorros e Náufragos e Medalha de Ouro da Cidade do Funchal.

Esta instituição é conhecida hoje internacionalmente e parceira única da prestigiada marca Museu CR7, tendo por madrinha a Srª Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, e que personifica toda a força e vontade de luta subjacente à cultura unionista.

FILIPE ABREU SILVA

Presidente


AURÉLIO SOUSA

Vice- Presidente


TÂNIA SOFIA SILVA

Vice- Presidente


JORGE SOARES

Vice- Presidente


EDGAR RODRIGUES

Vice- Presidente


Assembleia Geral: Presidente – Dr. Brazão de Castro

Conselho Fiscal:  Vogal – Dr. Estanislau Barros | Vogal – Miguel Freitas

_____________________________________________________________________

Conselho Consultivo: Jaime Ramos | Dr. Jaime Filipe Ramos | Dr. Fernando Ramos | Dr. Sotero Gomes | Coronel Morna | Valdemar Faustino | Dr. Jovita Fernandes | Lurdes Ascenção | Pedro Brazão de Castro | Honorato Câmara | Dr. José Luís Nunes | Sandro da Luz Silva | Nuno Açafrão | Luís Malheiro | Duarte Moniz

HINO DO UNIÃO DA MADEIRA

As décadas de 50 e 60 ficam na história do União da Madeira como uma das épocas de maior sucesso. O nome do treinador Medina, natural das Canárias, ficará para sempre associado a esta fase de ouro. Diz a história que o hino em honra de Medina é, de todos, o mais completo no que concerne às pisadas históricas do Clube. Na época 2014-2015, o hino do União da Madeira recebeu nova roupagem, modernizando-se na batida, uma produção do Paulo Ferraz Studio, com vozes da cantora madeirense Vânia Fernandes, Rubina Fernandes, Bruno Airaf e João Luís Mendonça.

INSTALAÇÕES

Um complexo desportivo é a casa de um clube, a sua oficina de trabalho, onde se vive e respira as cores do escudo que leva ao peito. No caso do União da Madeira, este seu espaço é no Vale Paraíso, onde os nossos profissionais treinam durante a semana, onde tivemos o privilégio de assistir à consagração como campeões dos nossos juvenis e dos nossos veteranos, onde diariamente assistimos à formação dos homens do futuro e à progressão dos nossos escalões do futebol jovem.

Por todas estas razões, a administração liderada por Filipe Silva decidiu limpar a cara ao Vale Paraíso e dotando-o de novas condições em todos os sectores.

Um novo relvado, mais segurança no nosso sintético, a recuperação do mesmo, um bar renovado para que todos os nossos visitantes e atletas disponham de um maior conforto, uma nova área de convívio para os nossos atletas profissionais foram o cerne dessa intervenção porque acreditamos que a camaradagem, o convívio e entreajuda são partes integrantes do sucesso numa competição profissional.